quinta-feira, 16 de novembro de 2017

PRESENÇA DO SAMU NOS GRANDES EVENTOS DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA JÁ É TRADIÇÃO



A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre


















O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), da Prefeitura de São Pedro da Água Branca, vem se destacando ao participar com eficiência do esquema de segurança montado para os principais eventos públicos do município, que vem sendo programado pela Secretaria de Cultura, de Educação e outras Secretarias. O Secretário Municipal de Saúde, Gilvan Alves, explica que a ambulâncias do SAMU se posiciona sempre em locais estratégicos, o objetivo da equipe é prestar um atendimento rápido no menor espaço de tempo possível.
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
                                            A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e óculos de sol
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um serviço de atendimento as urgências pré-hospitalares, utilizado em casos de urgência e emergência. Foi idealizado na França, em 1986 como Service d'Aide Médicale d'Urgence — que faz uso da mesma sigla "SAMU" — e é considerado por especialistas como o melhor do mundo.
Os serviços de atendimento pré-hospitalar móvel, denominados Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e acionados por telefonia de discagem rápida (número 192), conhecidos como Samu 192, foram normatizados no Brasil a partir de 2004 pelo decreto presidencial nº º 5.055, de 27 de abril de 2004. Caracterizam-se por prestar socorro às pessoas em situações de agravos urgentes, nas cenas em que esses agravos ocorrem, garantindo atendimento precoce, adequado ao ambiente pré-hospitalar e ao acesso ao Sistema de Saúde.
O SAMU 192 não se caracteriza apenas por um Serviços de Atendimento Pré Hospitalar Móvel, mas por ser um Serviços complexo onde uma Central de Regulação de Urgência e Emergência composta por médicos reguladores atendem toda a demanda do Sistema telefônico 192 e definem uma hipótese diagnóstica e a complexidade assim como a prioridade do atendimento podendo ser fornecido apenas uma Orientação Médica ou se necessário um recurso mais complexo , liberam as diferentes viaturas - Suporte Básico ou Suporte Avançado .
É importante ressaltar que , antes da existência do SAMU 192 , muitos pacientes morriam nas residências , nos acidentes de transito , em vários locais sem a existência do atendimento pré hospitalar mas posterior essa criação , a maioria destes pacientes começaram a ter um acesso mais fácil , pois basta uma pessoa ligar para o telefone 192 e estando dentro dos critérios estabelecidos de urgência e emergência , serão atendidos em suas residências ou vias públicas, e sendo posteriormente levados aos serviços de melhor atendimento para a sua necessidade e complexidade .
Assim antes da criação do SAMU , os Serviços de Urgência , principalmente os Serviços Terciários estavam frequentemente lotados com todos os quadros de saúde possíveis em uma mesma unidade , num mesmo pronto socorro , causando uma superlotação desorganizada evoluindo então para serviços mais organizados quanto ao perfil da doença e do doente entretanto a superlotação continua progressivamente aumentando .


A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, céu e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, atividades ao ar livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário