sexta-feira, 23 de junho de 2017

Secretário Ribinha do Anajá e seu Adjunto Sebastião Firmino participam de Seminário de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos em Imperatriz

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realiza, dias 22 e 23 de junho, em Imperatriz (Auditório do Campus Uema Sul), o I Seminário do Programa Estadual para o Fortalecimento da Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos no Maranhão.

O Seminário tem como objetivo fortalecer a gestão municipal quanto à gestão de resíduos, além de capacitar gestores e técnicos da área quanto às questões específicas da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A ideia, também, é incentivar a criação de cooperativas de catadores de resíduos sólidos; incentivar e apoiar a implementação de sistema de coleta seletiva; capacitar os gestores quanto à elaboração do plano de gestão de resíduos; incentivar a criação de consórcios intermunicipais para gestão de resíduos; discutir aspectos gerais da gestão de resíduos.

O Programa Estadual de Fortalecimento da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no Maranhão se apresenta como um instrumento de capacitação e planejamento para uma gestão de resíduos eficiente no Estado. O programa será realizado em duas etapas, e cada etapa é constituída por duas fases, sendo estas, a capacitação e lançamento das metas; e a execução das metas por parte dos municípios, vinculado ao monitoramento e assessoramento contínuo por parte da SEMA, sendo a primeira etapa realizada no período de junho a dezembro de 2017, e a segunda no período de janeiro à junho de 2018.

Os temas abordados na etapa Iforam: plano de gestão integrada de resíduos sólidos; coleta seletiva e a participação dos catadores no serviço de limpeza pública; formação e implementação de cooperativas (o poder público como facilitador); e os resíduos de serviço de saúde. Já na etapa II serão abordados os seguintes temas: remediação de lixões; formação de consórcios públicos; e construção e manutenção de aterros sanitários.


A ação abrangerá os 217 municípios do Estado, sendo dividida por regionais: 1) Balsas, São João dos Patos, Imperatriz, Açailândia, Presidente Dutra e Barra do Corda, sendo a sede Imperatriz– dias 22 e 23 de junho; 2) Zé Doca , Santa Inês, Bacabal, Pedreiras, Pinheiro e Viana, sendo a sede em Pinheiro – dias 13 e 14 de julho; 3) Chapadinha, Rosário, Codó, Caxias, Timon, São Luís e Itapecuru, sendo a sede em Codó– dias 09 e 10 e agosto. As regionais abrangem os municípios ao seu redor.

São Pedro da Água Branca

O Secretário Municipal de Meio Ambiente de São Pedro da Água Branca Ribinha do Anajá participou do Seminário de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, juntamente com o Secretário Adjunto de Meio Ambiente, Sebastião Firmino. 

“O Seminário foi extraordinário, discutimos com profundidade a gestão dos resíduos sólidos no Maranhão. Com certeza temos agora um pouco de conhecimento de caso para aplicarmos na prática as ideias em nosso município”, disse Ribinha do Anajá.
Por profº. Gilvan

Nenhum comentário:

Postar um comentário