sexta-feira, 23 de junho de 2017

Prefeitura de São Pedro da Água Branca vai fazer coleta de material para exame de colo de útero no Povoado de Primeiro Cocal

Da esquerda para a direita: Vice-prefeito Gideon, Coordenadora da Atenção Básica Ducinéa e Secretário Municipal de Saúde Gilvan Alves
Na manhã desta quarta-feira (21) o Secretário Municipal de Saúde  esteve no Posto de Saúde do Povoado de Primeiro Cocal acompanhado do vice-prefeito Gildeon Silva dos Santos(PRB) e da Coordenadora da Atenção Básica do Município Dulcineia Cardoso Borges para fazer  a entrega de uma mesa para exame ginecológico.  Agora a comunidade da localidade contará também com profissionais da saúde fazendo a coleta de material para exames do câncer do colo uterino. A ação é uma iniciativa da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o Secretário de Saúde, Gilvan Alves, todas as mulheres com vida sexual ativa devem fazer o exame preventivo, que tem como objetivo rastrear e diagnosticar precocemente o câncer de colo do útero e outras doenças sexualmente transmissíveis, como o HPV, além de outros tipos de infecções vaginais.

Gilvan Alves frisa que o exame deve ser feito todos os anos porque o câncer de colo uterino não apresenta sintomas na sua fase inicial. “Por isso é importante a gente estar fazendo esse acompanhamento para ver se houve alguma alteração e sempre comparar com o [exame] anterior”, observa.

Ele lembra que a doença, embora grave, é curável. “Diagnosticado precocemente, o câncer de colo de útero tem 90% de chances de ser curado”, aponta.

De acordo com Gilvan Alves, o procedimento de coleta do material pode causar um certo incômodo e um sangramento mínimo posterior, considerado normal por ser um processo invasivo. “No momento do exame a gente orienta a relaxar. É um exame tranquilo, sem complicações. Pode ser um pouco desconfortável pela questão do pudor e do exame em si”, comenta.

Conforme orienta o Sectretário, é necessário que nos dias anterior à realização do exame as mulheres não mantenham relações sexuais. “E não pode estar no período menstrual”, frisa.

O vice - prefeito Gideon(PRB) deu parabéns ao prefeito Pelezinho(PSB) e ao Secretário de Saúde Gilvan Alves pelo compromisso que ambos têm demonstrado ter com comunidade de Primeiro Cocal,  que neste início de governo municipal vem usufruindo de melhoras significativas no campo da saúde.

A coleta do material para exame do câncer do colo de útero já vem sendo feito no Hospital Municipal de São Pedro da Água Branca todas as quintas-feiras da semana. Mais de 250 mulheres já foram submetidas ao exame desde de sua implantação no município pela Secretaria Municipal de Saúde.
Por profº. Gilvan

Nenhum comentário:

Postar um comentário