A gestão escolar constitui uma
dimensão importantíssima da educação, uma vez que, por meio dela, observa-se a
escola e os problemas educacionais globalmente, e se busca abranger, pela visão
estratégica e de conjunto, bem como pelas ações interligadas, tal como uma
rede, os problemas que, de fato, funcionam de modo interdependente. Cabe
ressaltar que a gestão escolar é uma dimensão, um enfoque de atuação, um meio e
não um fim em si mesmo, uma vez que o objetivo final da gestão é a aprendizagem
efetiva e significativa dos alunos, de modo que, no cotidiano que vivenciam na
escola, desenvolvam as competências que a sociedade demanda, dentre as quais se
evidenciam: pensar criativamente; analisar informações e proposições
diversas, de forma contextualizada; expressar idéias com clareza, tanto
oralmente, como por escrito; empregar a aritmética e a estatística para
resolver problemas; ser capaz de tomar decisões fundamentadas e resolver
conflitos, dentre muitas outras competências necessárias para a prática de cidadania
responsável. Portanto, o processo de gestão escolar deve estar voltado para
garantir que os alunos aprendam sobre o seu mundo e sobre si mesmos em relação
a esse mundo, adquiram conhecimentos úteis e aprendam a trabalhar com
informações de complexidades gradativas e contraditórias da realidade social,
econômica, política e científica, como condição para o exercício da cidadania
responsável.
É com essa visão que a Secretaria
Municipal de Educação do município de São Pedro da Água Branca , promoveu na manhã desta
terça-feira(18), no auditório da SEMED, um Curso de Formação de Gestores focado
na reestruturação e construção do Projeto Político Pedagógico(PPP). O Curso de
Formação de Gestores foi conduzido por uma Equipe de Formadores da Consultoria Sousa Ferreira(Consesf), Rute Pereira, Eny Martins e Karla Janys.
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